Contorno da seção
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A parametrização do modelo de etapas do RM Totvs serve basicamente para habilitar os lançamentos de notas dos professores em cada disciplina, cada etapa corresponde a uma nota, ponderação ou calculo de nota dentro do sistema.
Os cadastros dos modelos seguem um fluxo padrão processual dentro da ferramenta da TOTVS, a primeira parametrização a ser realizada acontece no cadastro de um novo período letivo, parametrização esta que será replicada para os cursos cadastrados dentro dele, seguindo após isso o seguinte fluxo de processo:
O modelo de etapas do periodo letivo é o grupo de etapas que será replicada para os cursos vinculados a ele e que por sua vez definirá o bloco de avaliações disponíveis na ferramenta para que os professores façam o lançamento de notas, existem duas maneiras de realizar o processo de ajuste, via cadastro e via cópia de modelos já cadastrados.
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1 - Cadastro manual
Em casos onde não haja cadastro prévio idêntico que possa ser reaproveitado via cópia, deverá ser feito o cadastro manual das etapas, ele deve ser feito usando a logica padrão da regra de negocio da instituição que é o conjunto de 3 etapas para cada nota do aluno, cada etapa desse conjunto tem sua caracteristica e função. Existem também a etapa de totalização de faltas do aluno e a etapa de média final da disciplina.
1.1 - Conjunto de etapas de avaliação
1 ° Etapa para digitação de nota do professor - Nela é realizada a digitação da nota pelo professor, é com base nela que o sistema fará os calculos de fechamento do aluno. esse tipo de etapa deve ser parametrizada para permitir digitação diretamente na etapa, exibir no portal e na central do aluno, necessita de cadastro de pontos distribuidos (pontuação máxima), média e Fórmula de notas.
2 ° Etapa para ponderação - Em situações normais o sistema TOTVS buscaria a ponderação da nota lançada no campo média da etapa de lançamento, mas a fecap possui peculiaridades onde alunos podem ter ponderações exclusivas diferentes da turma em que está inserido, por essa razão foi criada a etapa de ponderação. É através dela que o sistema vai buscar a ponderação padrão daquele curso / disciplina caso não haja nenhuma exclusiva para o aluno.
Esse tipo de etapa deve ser parametrizada para exibir no portal e na central do aluno e necessita obrigatóriamente do cadastro dos pontos distribuidos (pontuação máxima), média (ponderação da nota) e Fórmula de notas.3° Etapa de nota ponderada - É aqui que ficará armazenada a nota calculada do aluno resultante das etapas anteriores, por essa razão essa etapa não deve ser digitada, serve apenas como exibição da nota calculada. Ela precisa ser parametrizada com a opção exibir no portal e na central do aluno.
Vamos simular agora o cadastro de um conjunto de etapas de uma determinada nota:
Primeiro acesse o periodo letivo que deseja ajustar em Educacional > Curriculo e Oferta > Periodos Letivos, clique duas vezes no periodo e no menu anexos, selecione "Modelos de etapa por periodo letivo":
Uma vez na aba de Modelos de etapa por período letivo, clique na folha em branco que representa a inclusão de um novo registro, criaremos a etapa de digitação do professor.
Observe que no exemplo selecionei a formula de notas GR_NI1, isso fará com que quando alguma nota for lançada nessa etapa o sistema refará o calculo e armazenará o resultado da nota ponderada na etapa cadastrada para esse fim.
Agora podemos criar a etapa de ponderação para essa nota
Aqui os pontos distribuidos não devem mais ser 10 e sim 100 pois as etapas de ponderação trabalharão com percentual de 0 a 100%, no campo média é preenchido 25 que corresponderá a 25% da nota, a formula de notas também foi preenchida para que haja recalculo caso a ponderação do aluno seja digitada após o fechamento.
Por ultimo cadastraremos a etapa de nota calculada
No caso de etapas de notas ponderadas, nunca se deve marcar permissão de digitação e nem formula de notas, pois será uma etapa apenas para armazenamento de resultado.
1.2 - Etapa de totalização de Faltas
A etapa de total de faltas deve ser cadastrada para que o aluno possa acompanhar o totalizador de faltas no portal do aluno, é necessário marcar que a etapa é do tipo Faltas, Etapa final, Exibe no portal e na central do aluno, data de inicio e data de termino.
Obs: a data inicial e final será o intervalo entre datas em que será calculado a quantidade total de faltas, esse processo acontece automaticamente via banco de dados.
1.3 - Etapas de média final de disciplina
Existem 2 etapas de média final, uma parcial e uma final para cada disciplina.
A etapa de resultado parcial é incrementada com calculos de nota antes dos resultados finais do aluno, dando uma prévia de fechamento e apoiando professores a analizar a nota resultante antes que o fechamento final seja executado pelo sistema, por ser uma etapa que apenas armazena uma nota não se pode preencher permissão de digitação, basta apenas exibição no portal.
A etapa de média final tem cadastro parecido, nela a diferença é que precisa estar marcado a opção etapa final, para que o sistema identifique o resultado da disciplina.
1.3 - Numeração e formulas de fechamento
Para que o fechamento da Graduação aconteça corretamente, é necessário seguir o seguinte padrão de numeração e de formulas para as etapas básicas que são:
Graduacao Código Tipo Descricao Formula 1 Nota NI1 - Prof GR_NI1 2 Nota NI1 - Peso GR_NI1 3 Nota NI1 - Média - 4 Nota NI2 - Prof GR_NI2 5 Nota NI2 - Peso GR_NI2 6 Nota NI2 - Média - 7 Nota PEDP - Prof GR_CPEDP 8 Nota PEDP - Peso GR_CPEDP 9 Nota PEDP - Média - 10 Nota PO - Prof GR_PO 11 Nota PO - Peso GR_PO 12 Nota PO - Média - 13 Nota Resultado Parcial - 14 Nota Exame - Prof - 15 Nota Exame - 16 Nota Bônus - 17 Nota Nivelamento - 18 Nota Média Final - 1 Falta Total de Faltas -
Obs: A formula GR_NI1 calcula o conjunto de notas 1,2,3... a formula GR_NI2 calcula o conjunto 4,5,6 e assim sucessivamente, por isso a numeração de cada uma das notas precisa ser respeitada, caso seja necessário alterar a numeração é preciso avisar o departamento de tecnologia com pelo menos 2 semanas de antecedência para ser realizadas as alterações necessárias nas formulas. -
O modelo de etapas cadastrado na Matriz Aplicada será a base para uso nas disciplinas vinculadas a ela, ele pode ser cadastrado manualmente de maneira idêntica ao cadastro no periodo letivo, porém o caminho é pela tela de parametrização por curso em Educacional > Curriculo e Oferta > Parametrizações por Curso.
Basta clicar duas vezes no registro que deseja parametrizar, menu anexos e Modelo de Etapas da Matriz Aplicada
Caso deseje copiar o modelo de etapas entre matrizes ou de matriz para outro periodo letivo basta usar o processo a seguir
Na tela de detalhe da parametrização por curso, basta acessar o menu Processos > Copiar modelo de etapas para outro periodo letivo
É possivel com esse processo fazer a cópia do modelo de etapas dessa matriz para um periodo letivo ou para outras matrizes.
Após ajustado o modelo na matriz é necessário replicar o modelo para as disciplinas, que é onde ficará visivel para lançamento dos professores e para visualização dos alunos.
Para isso na mesma tela de detalhe utilize o Processos > Atualizar etapas de Turmas / Disciplinas
Na tela seguinte selecionar quais as turmas disciplinas devem receber o modelo de etapas e se desejar poderá marcar a seleção de etapas e copiar apenas algumas das etapas.