Programação

  • Introdução

    A parametrização do modelo de etapas do RM Totvs serve basicamente para habilitar os lançamentos de notas dos professores em cada disciplina, cada etapa corresponde a uma nota, ponderação ou calculo de nota dentro do sistema.

    Os cadastros dos modelos seguem um fluxo padrão processual dentro da ferramenta da TOTVS, a primeira parametrização a ser realizada acontece no cadastro de um novo período letivo, parametrização esta que será replicada para os cursos cadastrados dentro dele, seguindo após isso o seguinte fluxo de processo:


    fluxo etapas

    O modelo de etapas do periodo letivo é o grupo de etapas que será replicada para os cursos vinculados a ele e que por sua vez definirá o bloco de avaliações disponíveis na ferramenta para que os professores façam o lançamento de notas, existem duas maneiras de realizar o processo de ajuste, via cadastro e via cópia de modelos já cadastrados.


  • Modelo de etapas do periodo letivo

    1 - Cadastro manual

    Em  casos onde não haja cadastro prévio idêntico que possa ser reaproveitado via cópia, deverá ser feito o cadastro manual das etapas, ele deve ser feito usando a logica padrão da regra de negocio da instituição que é o conjunto de 3 etapas para cada nota do aluno, cada etapa desse conjunto tem sua caracteristica e função. Existem também a etapa de totalização de faltas do aluno e a etapa de média final da disciplina.

    1.1 - Conjunto de etapas de avaliação


    1 ° Etapa para digitação de nota do professor - Nela é realizada a digitação da nota pelo professor, é com base nela que o sistema fará os calculos de fechamento do aluno. esse tipo de etapa deve ser parametrizada para permitir digitação diretamente na etapa, exibir no portal e na central do aluno, necessita de cadastro de pontos distribuidos (pontuação máxima), média e Fórmula de notas.

    2 ° Etapa para ponderação - Em situações normais o sistema TOTVS buscaria a ponderação da nota lançada no campo média da etapa de lançamento, mas a fecap possui peculiaridades onde alunos podem ter ponderações exclusivas diferentes da turma em que está inserido, por essa razão foi criada a etapa de ponderação. É através dela que o sistema vai buscar a ponderação padrão daquele curso / disciplina caso não haja nenhuma exclusiva para o aluno.
    Esse tipo de etapa deve ser parametrizada para exibir no portal e na central do aluno e necessita obrigatóriamente do cadastro dos pontos distribuidos (pontuação máxima), média (ponderação da nota) e Fórmula de notas.

    3° Etapa de nota ponderada - É aqui que ficará armazenada a nota calculada do aluno resultante das etapas anteriores, por essa razão essa etapa não deve ser digitada, serve apenas como exibição da nota calculada. Ela precisa ser parametrizada com a opção exibir no portal e na central do aluno. 

    Vamos simular agora o cadastro de um conjunto de etapas de uma determinada nota:

    Primeiro acesse o periodo letivo que deseja ajustar em Educacional > Curriculo e Oferta > Periodos Letivos, clique duas vezes no periodo e no menu anexos, selecione  "Modelos de etapa por periodo letivo":



    Uma vez na aba de Modelos de etapa por período letivo, clique na folha em branco que representa a inclusão de um novo registro, criaremos a etapa de digitação do professor.


    Observe que no exemplo selecionei a formula de notas GR_NI1, isso fará com que quando alguma nota for lançada nessa etapa o sistema refará o calculo e armazenará o resultado da nota ponderada na etapa cadastrada para esse fim.

    Agora podemos criar a etapa de ponderação para essa nota


    Aqui os pontos distribuidos não devem mais ser 10 e sim 100 pois as etapas de ponderação trabalharão com percentual de 0 a 100%, no campo média é preenchido 25 que corresponderá a 25% da nota, a formula de notas também foi preenchida para que haja recalculo caso a ponderação do aluno seja digitada após o fechamento.

    Por ultimo cadastraremos a etapa de nota calculada


    No caso de etapas de notas ponderadas, nunca se deve marcar permissão de digitação e nem formula de notas, pois será uma etapa apenas para armazenamento de resultado.

    1.2 - Etapa de totalização de Faltas

    A etapa de total de faltas deve ser cadastrada para que o aluno possa acompanhar o totalizador de faltas no portal do aluno, é necessário marcar que a etapa é do tipo Faltas, Etapa final, Exibe no portal e na central do aluno, data de inicio e data de termino.


    Obs: a data inicial e final será o intervalo entre datas em que será calculado a quantidade total de faltas, esse processo acontece automaticamente via banco de dados.

    1.3 - Etapas de média final de disciplina

    Existem 2 etapas de média final, uma parcial e uma final para cada disciplina.

    A etapa de resultado parcial é incrementada com calculos de nota antes dos resultados finais do aluno, dando uma prévia de fechamento e apoiando professores a analizar a nota resultante antes que o fechamento final seja executado pelo sistema, por ser uma etapa que apenas armazena uma nota não se pode preencher permissão de digitação, basta apenas exibição no portal.

    A etapa de média final tem cadastro parecido, nela a diferença é que precisa estar marcado a opção etapa final, para que o sistema identifique o resultado da disciplina.


    1.3 - Numeração e formulas de fechamento

    Para que o fechamento da Graduação aconteça corretamente, é necessário seguir o seguinte padrão de numeração e de formulas para as etapas básicas que são:


    Graduacao
     Código 
     Tipo   Descricao   Formula 
    1
    Nota NI1 - Prof GR_NI1
    2 Nota NI1 - Peso GR_NI1
    3 Nota NI1 - Média -
    4 Nota NI2 - Prof GR_NI2
    5 Nota NI2 - Peso GR_NI2
    6 Nota NI2 - Média -
    7 Nota PEDP - Prof GR_CPEDP
    8 Nota PEDP - Peso GR_CPEDP
    9 Nota PEDP - Média -
    10 Nota PO - Prof GR_PO
    11 Nota PO - Peso GR_PO
    12 Nota PO - Média -
    13 Nota Resultado Parcial -
    14 Nota Exame - Prof -
    15 Nota Exame -
    16 Nota Bônus -
    17 Nota Nivelamento -
     18 Nota  Média Final   -
    1Falta  Total de Faltas   -

    Obs: A formula GR_NI1 calcula o conjunto de notas 1,2,3... a formula GR_NI2 calcula o conjunto 4,5,6 e assim sucessivamente, por isso a numeração de cada uma das notas precisa ser respeitada, caso seja necessário alterar a numeração é preciso avisar o departamento de tecnologia com pelo menos 2 semanas de antecedência para ser realizadas as alterações necessárias nas formulas.





  • Modelo de etapas do Curso (Matriz Aplicada)

    O modelo de etapas cadastrado na Matriz Aplicada será a base para uso nas disciplinas vinculadas a ela, ele pode ser cadastrado manualmente de maneira idêntica ao cadastro no periodo letivo, porém o caminho é pela tela de parametrização por curso em Educacional > Curriculo e Oferta > Parametrizações por Curso.

    Basta clicar duas vezes no registro que deseja parametrizar, menu anexos e Modelo de Etapas da Matriz Aplicada


    Caso deseje copiar o modelo de etapas entre matrizes ou de matriz para outro periodo letivo basta usar o processo a seguir

    Na tela de detalhe da parametrização por curso, basta acessar o menu Processos > Copiar modelo de etapas para outro periodo letivo

    É possivel com esse processo fazer a cópia do modelo de etapas dessa matriz para um periodo letivo ou para outras matrizes.

    Após ajustado o modelo na matriz é necessário replicar o modelo para as disciplinas, que é onde ficará visivel para lançamento dos professores e para visualização dos alunos.

    Para isso na mesma tela de detalhe utilize o Processos >  Atualizar etapas de Turmas / Disciplinas


    Na tela seguinte selecionar quais as turmas disciplinas devem receber o modelo de etapas e se desejar poderá marcar a seleção de etapas e copiar apenas algumas das etapas.

  • Modelo de etapas da Disciplina (Turma Disciplina)