Programação

  • Geral

  • ProUni 2021-1

    • Onde fazer as inscrições? 

    As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao primeiro semestre de 2021 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, 

    • Qual o período para as inscrições? 
    De 12 de janeiro de 2021 até as 23 horas e 59 minutos de 15 de janeiro de 2021, observado o horário oficial de Brasília - DF.

    • Quem poderá se inscrever no ProUni nessa etapa?
    Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO
    - brasileiro
    - não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente à edição de 2019, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
    I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
    II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    IV - seja pessoa com deficiência;
    V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

    • Qual a renda máxima para concorrer a uma bolsa integral?

    A renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo;

    • Qual a renda máxima para concorrer a uma bolsa parcial (50%)?

    A renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 3 (três) salários mínimos;

    • Sobre os prazos da 1ª chamada 
    Os resultados com a lista dos CANDIDATOS pré-selecionados, nos termos do art. 12 da Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br
    Primeira chamada: 19 de janeiro de 2021

    O CANDIDATO pré-selecionado na 1ª chamada deverá proceder com a entrega da documentação pertinente  por meio do e-mail prouni@fecap.br
    No período de 19 a 27 de janeiro de 2021

    O registro da aprovação ou reprovação da 1ª chamada será feita pela instituição até o dia 29/01/2021 

    • Sobre os prazos da 2ª chamada 
    Os resultados com a lista dos CANDIDATOS pré-selecionados, nos termos do art. 12 da Portaria Normativa MEC nº1, de 2015, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br
    Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.

    O CANDIDATO pré-selecionado na 2ª chamada deverá proceder com a entrega da documentação pertinente  por meio do e-mail prouni@fecap.br
    Segunda chamada: de de 1º a 9 de fevereiro de 2021.

    O registro da aprovação ou reprovação da 2ª chamada será feita pela instituição até o dia 11/02/2021 

    • Lista de Espera 

    Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, 

    Período de inscrição:  18 a 19 de fevereiro de 2021. 

    A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta pelas IES no dia 22 de fevereiro de 2021. 

    Os CANDIDATOS que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão entregar a documentação pertinente por e-mail prouni@fecap.br, no período de 22 a 25 de fevereiro de 2021. 

    O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação do CANDIDATO pré-selecionado em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 26 de fevereiro de 2021 a 5 de março de 2021.

    • Qual nota o candidato tem que obter no Enem para conseguir uma bolsa integral, para determinado curso na Fecap?

    Não há um regra, pois depende das notas do Enem dos demais candidatos, mas as notas de corte de cada curso são disponibilizadas pelo sistema em caráter informativo.

    O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

    • Quantas opções o candidato pode fazer ao se inscrever?

    O candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.


  • Reprovados bolsistas do ProUni

    Quem é bolsista do ProUni em 2020-2 e reprovou o semestre, perde a bolsa? 

    O(a) bolsista do ProUni pode solicitar a reconsideração da bolsa por até duas vezes. 

    Esse pedido é feito por meio da Secretaria on-line / ProUni / Pedido de Reconsideração da Bolsa 

    No campo observação deve descrever os principais motivos que o levou a reprovação. 

    Encaminharemos a solicitação à todos os professores que ministraram as disciplinas reprovadas e o resultado é dado por maioria dos votos, uma vez que é prerrogativa da Instituição reconsiderar ou não. 

    O período para a solicitação dos reprovados em 2020-2 é de 05/01/2021 a 22/01/2021. 

    A resposta será dada no retorno das atividades dos professores, ou seja, em fevereiro. 

  • Colação de Grau Formandos 2020-2

    CI 041/2020
    São Paulo, 15 de dezembro de 2020
                                                                                       
    Assunto: Cerimônia de Colação de Grau

    Prezado(a) Formando(a),

    A Colação de Grau é uma solenidade oficial destinada a conferir o grau acadêmico de Bacharel ou Licenciado ao aluno que cumpriu todos os requisitos acadêmicos do curso de graduação, sendo eles:

    ·         Aprovação em todas as disciplinas;

    ·         Entrega e aprovação do Estágio Supervisionado para os cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis e Secretariado;

    ·         Atividades Complementares;

    ·         Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia;

    ·         Regularidade junto ao Enade (respeitando o calendário trienal);

    ·         Entrega, à Central do Aluno FECAP – CAF, de todos os documentos solicitados pela FECAP no ato da Matricula e que porventura ainda possam estar pendentes, são eles: RG, CPF, Comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, título de eleitor, histórico escolar do ensino médio e certidão de reservista (alunos do sexo masculino).

    O Planejamento desse evento, na FECAP, é feito pela Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento, Secretaria Geral e pela Comissão de Formatura, constituída por um grupo de discentes que representam seus pares. A parte operacional do evento é de responsabilidade de uma empresa especializada na realização de cerimônias de formaturas, que planeja o evento junto com a Comissão de Formatura e com a Pró-Reitoria de Extensão.

    A execução do evento é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento e da empresa contratada para essa finalidade. Entretanto, diante do cenário atual, não temos a confirmação se será possível a realização da Cerimônia no dia 13/03/2021. Diante dessa impossibilidade, assim que as Autoridades liberarem as atividades presenciais nas instituições de ensino e tivermos confiança de realizarmos o evento com total segurança para todos, contataremos os formandos para formação da Comissão de Formatura e posteriormente agendarmos uma nova data para a Cerimônia.

    Acreditamos que um evento desta natureza deva ser feito com a presença dos familiares, de modo seguro e com toda a alegria que essa ocasião necessita.

    Diante do cenário atual e visando cumprir as legislações do MEC vigente, a Fecap adotou as seguintes medidas que acontecerá no dia 13/03/2021:

    - Emissão do Termo de Colação de Grau Digital

                O(a) formando(a) deverá assinar digitalmente o Termo de Colação de Grau, documento esse imprescindível para o recebimento do Diploma, conforme § 2º, Art. 25, da Portaria nº 1095, de 25 de outubro de 2018.

                A FECAP disponibilizará para cada formando um certificado digital exclusivo para essa assinatura.

    - Emissão do Diploma

                 Antecipando o cumprimento da Portaria nº 554, de 11 de março de 2019, que dispõe sobre a emissão e o registro de diplomas de Graduação por meio digital, impreterivelmente após a assinatura do Termo de Colação o(a) formando terá acesso ao seu Diploma Digital.

    O diploma digital é aquele que tem sua existência, sua emissão e seu armazenamento inteiramente no meio digital, e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

    - Emissão do Histórico Escolar

                O histórico escolar também será emitido digitalmente.

    Ressaltamos que todos esses documentos estarão disponíveis a partir de 13/03/2021. Antes desse prazo encaminharemos ao e-mail cadastro em nosso sistema o Atestado de Colação de Grau.


    Se você ainda tem dúvidas sobre algum aspecto referente ao evento, por favor, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento.


    Não se esqueça:
    A FECAP oferece aos seus ex-alunos, 25% de descontos em todos os seus cursos de pós-graduação. Aproveite essa oportunidade e continue estudando em uma das melhores instituições de ensino do Brasil.

     Parabenizamos a todos por mais essa etapa concluída com sucesso.

      

    Prof. Dr. Wanderley Carneiro                                                                    Giseli de Moraes Dias                    

      Pró-Reitor de Extensão                                                                                   Secretária Geral                        
                                                                                                                   


  • CI Rematrícula Graduação 2021-1

    CI 37/20

     

    São Paulo, 07 de dezembro de 2020.

     

    Assunto: Rematrículas para 2021/1

     

    Prezadas Alunas e Prezados Alunos,

     

    As rematrículas para o próximo semestre letivo serão realizadas automaticamente a todos os alunos adimplentes da Graduação, conforme cronograma abaixo:

     

    ·         Alunos com status “Trancamento do Curso Todo” em 2020-2 – A partir de 11/12/2020;

    ·         Os alunos com status “Aprovados” e “Aprovados com DP” em 2020-2 – A partir de 11/12/2020, conforme o lançamento das notas;

    ·         Reprovados em 2020-2 – No dia 21/12/2020.

     

    Para confirmar sua rematrícula para 2021-1 basta efetuar o pagamento da primeira mensalidade de 2021-1, que estará com vencimento em 07/01/2021. O boleto será enviado por e-mail e também estará disponível no (Portal do Aluno / Financeiro).

     

    Caso você tenha alguma mensalidade em aberto referente a 2020-2, entre em contato com a tesouraria@fecap.br ou com a caf@fecap.br. Nossa equipe estará à disposição para te auxiliar.

     

    As bolsas cadastradas no mês de dezembro serão replicadas para a parcela de janeiro, conforme elegibilidade, e poderão sofrer alterações ou cancelamentos, a partir da mensalidade de fevereiro, conforme regras do Regulamento de Bolsas.

    Após 07/01/2021, as rematrículas poderão sofrer cobrança de encargos, conforme Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O discente que possui bolsa de ex-aluno, bolsa família, bolsa especial ou qualquer outra bolsa/desconto e efetuar o pagamento da rematrícula após o dia 07/01/2021 perderá a bolsa na 1a parcela (rematrícula).

     

    Se sua rematrícula não for feita automaticamente verifique se há algum boleto em aberto referente ao semestre de 2020-2 e em caso de dúvidas abra um chamado por meio da Secretaria on-line até o dia 06/01/2021.

     

    A cobrança da semestralidade é realizada com base na carga horária cursada pelo discente, conforme fórmula de cálculo a seguir:

    Carga Horária Cursada

    % a ser pago referente ao valor integral da semestralidade do curso

    120

    30%

    160

    40%

    200

    50%

    240

    60%

    280

    70%

    320

    80%

    360

    90%

    400

    100%

     

     

     

     

    Informações adicionais:

    Por liberalidade da FECAP, os alunos que tiveram matrícula trancada terão o abono de uma mensalidade, de acordo com as seguintes condições:

     

    ·       Alunos que tenham efetuado o trancamento da matrícula até 31.03 (se no primeiro semestre de cada ano) ou até 30.09 (se no segundo semestre de cada ano) e tenham pago as respectivas mensalidades do semestre até a data da sua solicitação de trancamento terão a primeira mensalidade abonada;

    ·         Somente alunos sem débitos com a Instituição terão direito ao abono indicado acima. Caso tenha acordo financeiro com a Instituição, para receber o abono é preciso que o acordo esteja sendo cumprido;

    ·         Alunos que tiverem usufruído de bolsa integral no semestre em que trancou o curso ou reprovou não terão direito ao abono indicado acima, exceto no caso dos bolsistas do Prouni;

    ·         Alunos com financiamento (Fies ou Parcelamento FECAP) ou participantes do Programa de Bolsas Restituíveis também terão o direito ao abono indicado acima;

    ·         O abono deve ser solicitado na Secretaria On-Line.

     

    A rematrícula será concretizada somente após o pagamento do boleto da 1a parcela. As rematrículas realizadas após o início das aulas (01/02/2021) terão o seu ambiente Moodle atualizado no prazo de 01 dia útil e os alunos terão contabilizadas todas as faltas retroativas.

     

    Quando o discente cursar disciplinas em regime de Dependência e/ou Adaptação e a carga horária total cursada ultrapassar 100% da carga horária padrão do semestre em que estiver matriculado, a forma de cobrança será a seguinte:

    ·         Valor integral da mensalidade;

    ·         Mais: 5 parcelas (primeira em fevereiro de 2021) no valor de R$ 212,00 para cada disciplina em dependência ou adaptação.

     

    Caso o aluno decida trancar o semestre e cursar apenas as dependências, pagará 6 (seis) parcelas mensais no valor de R$ 212,00, para cada disciplina cursada. O trancamento deve ser solicitado na Intranet, por meio da Secretaria On-line.

     

    Alunos que aderiram ao Parcelamento FECAP ou Programa de Bolsa Restituível e desejam renovar para 2021/1 devem abrir chamado na Secretaria On-line até o dia 07/01/2021.

     

    Informamos que não haverá expediente na FECAP (remoto ou presencial) do dia 22/12/2020 até o dia 04/01/2021, devido às férias coletivas. Portanto, organizem-se nas solicitações. Pedidos feitos dentro desse período terão o prazo de confecção e/ou realização estendidos a contar a partir de 05/01/2020.

     

    Atenciosamente,

     

     

     

    Prof. Ronaldo Fróes

     

     

    Srta. Giseli Dias

    Pró-Reitor de Graduação

     

     

    Secretário-Geral